Programa de Pós-graduação em Fisioterapia
Publicado: 15/02/2017 - 17:44
Última modificação: 26/08/2024 - 09:56
A primeira proposta de criação de um novo curso de Mestrado Acadêmico foi idealizada pelo grupo de docentes UFTM que, desde o ano de 2011, vem realizando pesquisas de forma contínua e equilibrada. Da mesma forma, o grupo de docentes da UFU tem buscado manter e consolidar suas linhas de pesquisa com o desenvolvimento de projetos de pesquisa, solicitação de financiamentos e estabelecimentos de parcerias.
Com a existência de alguns projetos em comum entre a UFTM e a UFU, vislumbrou-se a criação de um programa de mestrado, na forma associativa, buscando unir dois cursos de graduação consolidados e com bom reconhecimento junto às avaliações a que foram submetidos entre os cursos de Fisioterapia (SINAES, entre outros).
Com interesse de aumentar a qualidade e a quantidade de projetos desenvolvidos nas respectivas IES, fortalecer o corpo docente de ambas IES, permitir aos alunos o intercâmbio de conhecimento e a participação em projetos de pesquisa realizados em cooperação entre estas Universidades, surgiu a discussão sobre a possibilidade da criação de um Programa de Pós Graduação Stricto Sensu.
O grupo de docentes da UFTM e da UFU desenvolvem projetos relevantes fomentados por agências de apoio à pesquisa com a colaboração de alunos de graduação vinculados aos programas de iniciação científica, sendo que alguns docentes já estão vinculados a alguns programas de mestrado em outras áreas. O vínculo existente entre alguns docentes destas IES e a proximidade geográfica despertou o interesse em unir forças com o intuito de viabilizar a implantação de um programa associativo de alto nível com impacto no âmbito nacional.
A partir disto, constituiu-se uma comissão, contemplando docentes de ambas IES, com o objetivo de discutir, desenvolver e implantar o Programa Associativo de Mestrado Acadêmico em Fisioterapia do Triângulo Mineiro. Neste sentido, foram realizadas reuniões entre os membros da comissão, bem como com pró-reitorias de pesquisa, além de contatos externos com programas de pós-graduação associativos já consolidados. Nestas reuniões foram discutidos os aspectos relacionados à estruturação da proposta, como por exemplo, a elaboração do regimento do curso, aspectos administrativos entre as IES sede e associada, elaboração do projeto, definição de área de concentração e linhas de pesquisas, além do planejamento do rol de disciplinas que atendem o perfil do curso proposto.
Culminou na criação do curso de Mestrado Acadêmico em Fisioterapia, na forma associativa, entre os cursos de Fisioterapia da (UFTM) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Esta proposta contempla maior território, fortalece o corpo docente de ambas as IES, permite aos alunos o intercâmbio de conhecimento e a participação em projetos de pesquisa realizados em cooperação entre estas Universidades.
Portanto, a criação de um novo curso de Mestrado Acadêmico em Fisioterapia projetará, em um futuro breve, o crescimento de ambas instituições, o que, por meio do desenvolvimento de pesquisas de qualidade, proporcionará maior visibilidade dos cursos em âmbito nacional e internacional.
O Programa de Pós-graduação em Fisioterapia tem como tem como principal objetivo o de suprir a crescente necessidade de ampliação do desenvolvimento de projetos de pesquisa, para melhoria da produção de conhecimento científico, além da formação de docentes e pesquisadores de excelência na área da Fisioterapia e como objetivos específicos:
I – Estimular e desenvolver a pesquisa nas áreas de Fisioterapia;
II – Capacitar e qualificar recursos humanos inseridos na pós-graduação para pesquisa e ensino, visando à produção de conhecimento aplicável à sociedade;
III – Incentivar o desenvolvimento de métodos de avaliações e intervenções no contexto da Fisioterapia;
IV – Estudar, avaliar e desenvolver condutas, materiais, técnicas e tecnologias utilizadas nas diferentes especialidades que envolvam a Fisioterapia, visando uma melhor interface entre ensino, pesquisa e extensão;
V – Contribuir para a melhoria do ensino superior e da pesquisa em Fisioterapia, para que seus egressos possam desempenhar de maneira qualificada suas funções em Instituições de Ensino Superior;
VI – Propiciar a integração entre ensino, pesquisa e extensão pelo intercâmbio de conhecimentos científicos e atividades pedagógicas que envolvam os corpos discente e docente das Instituições proponentes, assim como outras Instituições e programas.
O Programa de Pós-graduação em Fisioterapia tem como missão o desenvolvem projetos relevantes fomentados por agências de apoio à pesquisa com a colaboração de alunos de graduação e de pós graduação e propiciar a formação continuada de profissionais da área de Fisioterapia e/ou de áreas afins, visando atingir o seguinte perfil de egresso:
- Habilitado ao desenvolvimento de pesquisa e docência no ensino superior;
- Capacitado a contribuir com a produção de evidências científicas em fisioterapia;
- Hábil a aplicar o conhecimento científico produzido junto à comunidade;
- Apresentar visão crítica e competências interdisciplinares na Fisioterapia.
A infraestrutura disponível nos laboratório exclusivos para pesquisa e nos laboratórios compartilhados entre a pesquisa e o ensino proporcionam excelentes condições para a realização das pesquisas em desenvolvimento. Os equipamentos foram adquiridos pelos docentes responsáveis pelos laboratórios por meio de agências de fomento.
Atualmente são 11 Laboratórios, sendo 1 laboratório criado em 2018 (LABiN). Destes, 6 laboratórios estão localizados na Universidade Federal de Uberlândia (3 são compartilhados com o ensino e 3 são exclusivos para a pesquisa) e 5 são exclusivos para a pesquisa e estão localizados na Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Além dos laboratórios, existem 2 salas para os alunos de pós graduação (uma em cada universidade) e 1 sala para o técnico de laboratório da UFTM.
Para os laboratórios compartilhados com o ensino, em apenas 1 período (manhã) por semana eles são utilizados para o ensino, e nos outros períodos (9 períodos restantes) ficam disponíveis exclusivamente para a pesquisa. Os laboratórios compartilhados com o ensino e os exclusivos para a pesquisa estão listados abaixo.
1. LABORATÓRIOS DE ENSINO E PESQUISA - UFU
1.1. Laboratório de Recursos Terapêuticos (LARET)
1.2. Laboratório de Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica (LAIF)
Universidade Federal de Uberlândia
1.3. Laboratório Neuropsicomotor (LANEP)
2. LABORATÓRIOS EXCLUSIVOS PARA PESQUISA- UFU
2.1. Laboratório de Neuromecânica e Fisioterapia (LANEF)
2.2.Laboratório de Avaliação em Biomecânica e Neurociências (LABiN)
2.3.Laboratório de Pesquisa do Desempenho Cinesiofuncional Pélvico e Saúde da Mulher (LADEP) -UFU
3. LABORATÓRIOS EXCLUSIVOS PARA PESQUISA - UFTM
3.1. Laboratório de cinemetria e eletromiografia - LAELCIN
3.2. Laboratório de análise do exercício físico – LAEF
3.3.Laboratório de biomecânica e controle motor – LABICOM
3.4. Laboratório de desempenho neuromusculoesquelético e postura – LADENMP
3.5.Laboratório de recursos terapêuticos – LRT
4. SALAS DE AULA PARA DISCENTES (UFU e UFTM) E SALA PARA TÉCNICO (UFTM)
4.1. Sala de Estudo para os Alunos da Pós-Graduação
Universidade Federal de Uberlândia
Essa área destina-se a atualização bibliográfica, processamento de dados e elaboração de trabalhos como resumo, artigos e dissertação, além de convivência dos alunos de pós-graduação.
Localização: Lotada no terceiro andar do Prédio administrativo-1P no campus FAEFI, com área de aproximadamente 25 m2.
Equipamentos: Atualmente o prédio possui internet Wi-Fi, mesas para computador, cadeiras de escritório, 4 computadores portáteis (HP ProBook®) 14’ Core I 5 2.5GHZ 8GB RAM 1TB HD.
4.2. Sala de Estudo do Aluno da Pós-Graduação
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Localização: Av Guilherme Ferreira, 1940.
Equipamentos: mobiliário, 01 microcomputador e espaço para utilização dos computadores pessoais conectados à rede Wi-fi .
4.3. Sala do Técnico dos Laboratórios
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Localização: Av Guilherme Ferreira, 1940.
Equipamentos: mobiliário, 01 microcomputador e 01 impressora.
As duas Universidades (UFTM e UFU) possuem rede Wi-Fi em todos os campi para acesso aos alunos. Existem salas de informática para alunos do programa e nos laboratórios de pesquisa existem computadores para a realização das pesquisas e para uso dos discentes.
As duas Universidades também possuem sistemas para videoconferência e para Webconferência.
Bibliotecas:
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Informações disponíveis pelo link: http://www.uftm.edu.br/biblioteca
Universidade Federal de Uberlândia
Informações disponíveis pelo link: https://www.bibliotecas.ufu.br/
Outras informações:
No ano de 2017, o PPGFisio-UFU conseguiu uma sala de aula exclusiva para as aulas do programa, além disso, foi possível equipá-la com os equipamentos de webconferência, permitindo assim que as aulas ministradas na UFU sejam exibidas para a sede, além de reduzir gastos com membros externos das bancas de qualificação e defesa.
No ano de 2018 foi inaugurado o Prédio Aluísio Prata na UFTM. Neste Prédio estão lotados a sala da Secretaria e Coordenação da Pós Graduação (no 3º andar, sala 320) e os gabinetes dos docentes (4o andar). O novo espaço para os laboratórios de pesquisa ainda não está disponível para uso, então os Laboratórios de pesquisa ainda estão lotados no prédio alugado da Av Guilherme Ferreira numero 1940.